
Cléber Sabino Redação Vila Notícias
A POMITAFRO, maior festa de integração étnico-cultural da região, volta com força no período de 25 a 28 de setembro. A realização do evento, foi confirmada no início da semana pelo prefeito Eraldino Jann Tesch que garante uma festa à altura do povo do município.
“Nossa intenção é fazer uma festa que leve lazer e entretenimento à população, cumprindo a função para o qual foi criada: contribuir para o resgate, promoção e integração da cultura local”, disse o prefeito.
A última versão da Pomitafro, foi realizada no ano 2011. A interrupção da festa, criada por professores de Vila Pavão em 1989, se deu por motivo de contenção de despesas.
A 20ª edição da Pomitafro acontecerá no Parque de Festas da cidade, localizado no Córrego do Pavão, próximo ao estádio municipal. A programação vem recheada de atrações. A cada dia de festa, vai acontecer dois shows musicais com bandas regionais conhecidas, sempre pensando em contemplar as três etnias predominantes que deram nome ao evento, a Pomerana, Italiana e Africana.
“Decidimos fazer uma festa que priorize os valores culturais locais. Optamos por valorizar artistas locais e regionais. Então não vamos trazer nenhuma grande banda de fora”, destaca a coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura e Turismo, Edna Ramow Beling.
No período em que Pomitafro é realizada, Vila Pavão se transforma num grande caldeirão cultural, onde se celebra as manifestações culturais remanescentes das etnias que constituem a identidade cultural do povo do município. Este ano será incorporado ao evento uma exposição de artesanato com produtos da região turística das Pedras, Pão e Mel e uma amostra de peças e equipamentos antigos que ficará sob a coordenação da EMEF “Professora Esther da Costa Santos.
Edna adiantou que diferentemente das outras edições, a escolha da rainha da Pomitafro acontecerá no dia 27 de setembro, na semana da realização do evento, seguido por dois grandes shows musicais com artistas regionais no parque de festa da cidade. A programação ainda não está fechada, mas já confirmaram participação, a maioria dos grupos folclóricos do estado.
A coordenação do evento informou ainda que o plano de infra-estrutura da festa foi concluído e na próxima semana começam os trabalhos de preparação do parque de festa para receber o evento. Para a próxima semana a equipe organizadora se reunirá com os secretários municipais para delegar tarefas e com associações da etnias para discutir questões relacionadas à culinária do evento.
A 20ª Pomitafro será realizada inteiramente com recursos municipais. Sua organização está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que envolve toda a estrutura administrativa do Governo Municipal e setores organizados da sociedade pavoense, na criação das comissões que colaboram na realização do evento.