Vila Notícias – Com o tema “Por Um Mundo Sem Trabalho Infantil”, a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, de Vila Pavão, através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, realizaram no distrito de Todos os Santos, na manhã da última quarta-feira, 11, ações relativas ao Dia 12 de Junho – Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.
As atividades, direcionadas as crianças e seus familiares aconteceram na pracinha da localidade, onde foi montado um pula-pula, oferecido pipocas à criançada, pintura em rosto e muita diversão.
A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, montou um stand para oferecer informações e tirar dúvidas sobre os programas oferecidos CRAS (INCLUIR, PAIF – Programa de Atendimento Integral à Família, Bolsa Família, entre outros. No stand foram ofertados também livros e revistas, abordando tema: Trabalho Infantil.
A presidente do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Vila Pavão, Vanessa Emília de Almeida Lopes, destaca que a Caravana do CRAS objetiva, principalmente, implementar ações de informações e comunicação em torno do trabalho infantil como uma ação estratégica de participação social que está entre um dos objetivos do Selo Unicef Município Aprovado de Crescer Sem Violência que visa diminuir a violência, a exploração e os abusos contra crianças e adolescentes e fortalecer o Sistema de Garantias de Direitos no Município de Vila Pavão garantindo a realização equitativa dos direitos e levando em consideração as dimensões de gênero, raça/etnia e deficiências.
Segundo a presidente do CMDCA, o município de Vila Pavão está mobilizando gestores, técnicos municipais, conselheiros, sociedade civil, adolescentes, crianças e suas famílias em torno de politicas públicas para que seja oferecido às crianças e aos adolescentes serviços de qualidade nas áreas de saúde, educação, assistência social, arte, cultura, comunicação, esporte e meio ambiente.
A programação prossegue na próxima quarta-feira, dia 18 de novembro no patrimônio de Conceição XV (Cascudo) e no dia 25 de novembro em Praça Rica.