
Vila Notícias – As eleições para preenchimento das cadeiras de prefeito e vereadores desse ano, ao que parece, tem tudo para ser diferente das anteriores. O cenário político nacional, fragmentado pela crise política e econômica e as mudanças nas regras eleitorais, certamente influenciarão a disputa nos municípios.
Além de mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação partidária e no tempo de campanha eleitoral, que foi reduzido, está proibido o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas.
No tabuleiro eleitoral de Vila Pavão pode-se considerar que no momento, existem pelos menos 07 pré-candidatos a prefeito: Valdez Ferrari pelo PSDB, Ademir Teixeira Maria (PMDB), José Wilson (DEM), Arnaldo Grunevald (PRP) e Ademir Cassaro; Ivan Lauer e Welikson Boone, o “Bolinha”, pelo (PSB). Logicamente esse quadro deverá sofrer alterações, já que os candidatos que concorrerão às eleições no dia 02 de outubro, deverão passar antes, pelo crivo das convenções partidárias, previstas para ocorrerem no período de 20 de julho a 05 de agosto.
Eraldino não deve disputar a reeleição
Em entrevista em seu gabinete no final da semana passada, o atual prefeito Eraldino Jann Tesch, afirmou que provavelmente não será candidato nas próximas eleições. Segundo ele, esse não é bom momento para nenhum prefeito buscar uma reeleição. Para ele, a crise que o país atravessa afetou sensivelmente a sua administração. Mas por outro lado, afirma que irá trabalhar para unificar as forças política do município, e assim, ajudar a lançar uma chapa de consenso que represente o grupo. “Primeiramente estou preocupado em cumprir o meu dever de administrar o município nesse momento difícil. Se por acaso, até o mês de julho, os repasses de recursos para efetivação dos nossos projetos, especialmente na área agrícola, forem liberados, ai, eu pensarei, mas, no momento eu não sou candidato à reeleição”, afirmou.
O cenário político
As principais siglas do município já iniciaram o debate interno visando as eleições de outubro. O secretário municipal de Agricultura, Valdez Ferrari e o secretário municipal de Saúde, Ademir Teixeira Maria, devem deixar seus cargos até o fim deste mês.
Valdez Ferrari, talvez seja o pré-candidato, cujas conversas sobre coligação, estejam mais avançadas. Ao contrário das outras agremiações políticas, Valdez já conta com apoio declarado de dois partidos locais, o PSD e o PP.
O líder do PSD local, Maghayber Dondoni, já declara publicamente apoio do seu partido à pré- candidatura de Valdez Ferrari, porque reconhece que nos seis meses que ele esteve à frente da Gestão Municipal desenvolveu um bom trabalho. O pré-candidato do PSDB, deverá contar ainda com o apoio do PP, representado pelo seu irmão, o ex vereador e produtor rural, Oldak Ferrari.
O atual secretário de Saúde do município, Ademir Teixeira Maria (PMDB), teve nesta semana a sua pré-candidatura a prefeito confirmada pelo presidente da comissão provisória do partido, João Alberto Gonçalves, o “João Precioso”.
Precioso afirmou que a sigla já fechou questão em torno do nome de Ademir Teixeira Maria, para disputar a sucessão municipal e está aberta à discussão. De acordo com ele, a pré-candidatura de Ademir conta com a adesão do PSDC, comandado pelo atual secretário municipal de Finanças, Darci Freire Leal e alguns outros partidos que através de suas lideranças têm enviado sinais no sentido de discutir possíveis alianças. O presidente da sigla ressalta que no momento, o PMDB está empenhado em estruturar um bom quadro de pré-candidatos a vereador. As conversas com outros partidos, de acordo com ele, ocorrerão em ocasiões oportunas.
PSB tem 03 pré-candidatos
Uma das lideranças do PSB pavoense, Ademir Cassaro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, informou que no momento o partido tem 03 pré-candidatos a prefeito: Ele próprio, o ex prefeito Ivan Lauer e o ex vereador Uelikson Boone, o “Bolinha”.
O sindicalista esclarece que a decisão de lançar os três nomes foi tomada na última reunião da executiva estadual do partido, realizada em Vitória no fim do mês passado.
A sigla, atualmente, aglutina as principais forças de oposição ao prefeito Eradino Jann Tesch. Conforme o líder sindical, o leque de alianças do PSB envolve o PV, SD, PRB e PSC.
Novidade
O empresário, José Wilson (DEM) desponta no cenário político local com a pretensão de ser uma alternativa nova aos eleitores do município. Zé Wilson nunca disputou um cargo politico, mas nos bastidores, aparece como um nome capaz de aglutinar forças e atrair o voto dos eleitores mais jovens. “A minha pré-candidatura a prefeito de Vila Pavão não depende de mim, e nem da imposição do partido, depende principalmente da vontade popular. Nosso partido está organizado. Estamos trabalhando internamente para lançar um bom quadro de concorrentes a vereador, mas para isso, sabemos que precisamos compor com outras siglas. No momento, estamos conversando com algumas lideranças partidárias, podemos citar, o presidente da Câmara de Vereadores, Valtemir Alves Damasceno – “Tema”, que comanda o PDT do município”.
O vereador Arnaldo Grenevald, atualmente filiado ao PRP é outro pré candidato a prefeito. Segundo ele, o partido está se mobilizando e intensificando conversas com o PLD, PT e outros, para buscar um vice de consenso e elaborar um quadro completo de candidatos a vereador.