
Richarlison está entre os três finalistas do prêmio Puskás 2023. O atacante da seleção brasileira disputará no Fifa The Best o troféu de gol mais bonito da temporada passada com o lance que protagonizou na estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, diante da Sérvia. Ele concorrerá contra o francês Payet e o polonês Marcin Oleksy, que tem uma perna amputada.
A Fifa havia divulgado uma lista inicial com 11 concorrentes, em janeiro, e os lances foram submetidos a uma eleição combinando votos dos fãs no site da entidade e de um painel de especialistas. Os três mais votados foram anunciados nesta sexta-feira, e o grande vencedor será revelado na cerimônia de entrega do prêmio The Best, marcada para o dia 27, em Paris.
O lance que coloca Richarlison como candidato ao troféu ocorreu na vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Sérvia, na primeira rodada da Copa do Mundo do ano passado. Na ocasião, ele recebeu de Vini Jr. dominou a bola e girou dando um belo voleio, aos 27 do segundo tempo, marcando seu segundo gol na partida. Esse foi eleito o gol mais bonito do Mundial.
– Foi um gol muito bonito. Eu já tinha feito um desse pelo Fluminense e outro parecido pelo Everton. Tive a chance de fazer um gol de tesoura novamente e acho que foi um dos gols mais bonitos da minha carreira, porque foi na Copa do Mundo e em um jogo difícil para nós – lembrou Richarlison sobre o lance.
Os rivais de Richarlison no Puskás
O jogador amputado polonês Oleksy combinou capacidade atlética excepcional, imaginação e capacidade de marcar com um voleio sensacional pelo Warta Poznan contra o Stal Rzeszow em junho do ano passado.