
Vila Notícias
A Creche Girassol, que foi ampliada para receber os alunos do CMEI Criarte está se transformando no Centro Municipal de Educação Infantil.
Com um quadro de profissionais de ensino composto de 20 pessoas, incluindo um professor especializado em atendimento educacional às crianças portadoras de deficiências, a escola situada no bairro Nova Munique, na parte alta da cidade, desde o dia 02 de fevereiro quando inciou o ano letivo escolar na esfera municipal, atende cerca de 220 alunos de 02 a 05 anos de idade, sendo 140 remanejados do CMEI Criarte.
A nova estrutura visa a atender à lei que prevê educação gratuita para todas as crianças. O prédio passou no ano passado por uma ampla reforma. Foi construído um anexo composto de setor administrativo, três salas de aulas, banheiros e equipamentos novos para suprir demanda do CMEI Criarte que funcionava em um prédio com mais de 50 anos de existência e não atendia mais aos padrões de conforto e segurança exigidos atualmente.
A diretora do educandário, Valdete Berger da Silva, adianta que o município está criando o Centro municipal de educação infantil, uma fusão do CMEI Criarte com Creche Girassol para atender toda a demanda de educação infantil do município. A diretora destaca que a transferência do CMEI Criarte para a nova escola resolveu de vez duas deficiências na educação infantil do município: o problema da falta de instalações apropriadas e ainda o problema da falta de segurança para os alunos, uma vez que a escola funcionando no centro da cidade em local de intenso transito de veículos colocava em risco a segurança dos alunos.
Centro de referência
Em recente entrevista aos veículos de comunicação da região, o prefeito Eraldino Jann Tesch, disse que a municipalidade planeja construir no local onde funcionava o Cmei Criarte uma praça e um centro de referencia que abrigará órgãos que oferecerão diversos serviços para facilitar a vida dos cidadãos, como confecção de documentos, informações turísticas, entre outras.